quarta-feira, 3 de outubro de 2012

IV COPA MINAS GERAIS DE NATAÇÃO – FASE NORTE – REUNIRÁ 500 NADADORES NESTE FIM DE SEMANA EM MONTES CLAROS


Professor Trajano de Moraes é o coordenador do evento

O campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros receberá no próximo sábado, dia 06, uma das principais competições de natação do interior mineiro. Aproximadamente 500 atletas disputarão a III Fase Norte da IV Copa Minas Gerais na piscina olímpica do Centro Esportivo Universitário Reitor João Valle Maurício – única com dimensões oficiais em todo o Norte de Minas.
Conforme o cronograma, as atividades começam às 13h30, com o aquecimento livre. Uma hora depois, acontecem as competições para os atletas entre 8 e 45 anos – de Mirim a Sênior. A pontuação alcançada pelas crianças abaixo dos 8 anos não será computada para efeito de classificação.
Até o momento, foram realizadas duas fases regionais, ambas no Montes Claros Tênis Clube (MCTC), com a participação de cinco equipes. A própria Unimontes tem o seu time de competição. Nas duas primeiras fases, a Universidade contou com 11 atletas em cada disputa e o aproveitamento em termos de pódios foi bastante satisfatório: 90% deles conquistaram medalhas entre os três primeiros de suas categorias.
                       
NÚMEROS
Coordenador de Atividades Aquáticas e técnico da equipe da Unimontes, o professor Trajano de Moraes Neto adianta que, para esta III Fase, haverá um número maior de nadadores vinculados à Universidade. “Nas etapas anteriores, contávamos com 11 atletas. Para esta fase, teremos 22 nadadores entre 8 e 43 anos nas provas de 50 metros livre e costas, 100 metros medley, 200 metros livre e revezamento 4x50 metros livre”, explica.
Os treinamentos são realizados de segunda à sexta-feira, com média de duas horas diárias. Cada atleta chega a nadar em apenas uma sessão de treinos entre 3,5 a 4,5 quilômetros.
O planejamento da equipe da Unimontes, ainda segundo o treinador, vai muito além do reforço no número de competidores e, por isso, ele explica a importância do incentivo ao esporte e da realização de provas regionais.
- Além de avaliar o trabalho realizado até aqui, as competições no Norte de Minas ajudam a divulgar o nosso projeto e despertar um interesse ainda maior pela natação - completa Trajano.
A meta para os próximos meses é melhorar os índices dos nadadores vinculados à Unimontes de forma que atinjam um nível técnico mais elevado e possam ser federados. - Se continuarmos a crescer, certamente estaremos no próximo ano disputando provas estaduais e nacionais realizadas em Minas Gerais; e com chances de conquistas - prevê o professor.
A Copa Minas Gerais é uma realização da MG Eventos Esportivos. Paralela à III Fase Norte de Minas, acontecem as regionais Triângulo (Uberlândia), Sul (Três Pontas), Central (São João Del Rey), Sudeste (Cataguases), Rio Doce (Itabira), Norte II (Sete Lagoas) e Centro-Oeste (Divinópolis). Os atletas mais bem colocados em suas categorias – por região –disputarão a fase final em Belo Horizonte. (Ascom)


Nenhum comentário:

Postar um comentário