quarta-feira, 23 de maio de 2012

MONTES CLAROS PREPARA PARA SEDIAR A IV PARAOLÍMPIADAS


Heberth Halley
Repórter

A cidade de Montes Claros não para de movimentar o esporte da cidade. Após a realização da fase microrregional do JEMG – Jogos Escolares de Minas Gerais, Montes Claros se prepara para sediar a IV Paraolímpiadas – Atletas do Século XXI, entre os dias 30 de maio a 01 de junho. O evento tem a realização da Ademoc – Associação de Deficientes de Montes Claros e parceria da prefeitura de Montes Claros, através da secretaria da Juventude, Esporte e Lazer e secretaria de Educação – Seção de Educação Inclusiva, além da Unimontes, Sesc e Exército.
Equipe de basquete da Ademoc durante treino no ginásio Darcy Ribeiro
A abertura oficial do evento será no dia 30 de maio, às 8h, no ginásio Darcy Ribeiro, no MCTC – Montes Claros Tênis Clube. Haverá desfile das equipes, execução do hino nacional, juramento do atleta, acendimento da pira olímpica, além de apresentação artística do Grupo de dança APAE e do Centro Pedagógico Capelo Gaivota.
De acordo com a organização, o evento terá a participação de 300 alunos-especiais de diversas associações de pessoas com deficiência como: Ademoc – Associação de deficientes de Montes Claros, Adevimontes - Associação de pessoas com Deficiência Visual, Asmoc – Associação dos Surdos, além de escolas com pessoas com deficiência mental, escolas inclusivas e escolas especiais como: Fundação Vovô Clarice, Escola Capelo Gaivota, APAE de Montes Claros, APAE de Salinas, Apae de Januária e Associação de deficientes de Varzelândia. 
Uma das modalidades será o Goalboll para cegos
A disputa acontece nas modalidades de cabo de guerra, futsal, queimada, lancebol, bocha – PC (paralisia celebral), roda de capoeira, basquete em cadeira de rodas, goalball – DV (deficiente visual), atletismo, natação e atletismo, além dos jogos de salão como: dama, dominó e tênis de mesa.  
”A IV Paraolimpíadas é um projeto impar, na qual valoriza e incentiva a prática esportiva pelas pessoas com  deficiência  em Montes Claros e região, promovendo a inclusão social e facilitando o exercício de cidadania” – disse o secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Geraldo Altamiro de Oliveira, o Tatu.
Segundo o professor de Educação Física e coordenador geral dos jogos, Wesley Mendonça, vários são os objetivos das paraolimpíadas, que já virou tradição no calendário esportivo de Montes Claros.
”Os objetivos da paraolímpiadas são ampliar as alternativas de esporte e lazer para pessoas com deficiência no município de Montes Claros, promover a socialização das pessoas com deficiência, objetivando a inclusão social, além de inserir as pessoas com deficiência em eventos de esporte e lazer já existentes na cidade, como a Meia Maratona Aniversário de Montes Claros, Jogos de Minas e JEMG, entre outros” – disse Wesley Mendonça.
Atletas paraolímpicos ansiosos para a competição
Para o presidente da Ademoc, Valcir Soares, “as paraolimpíadas de Montes Claros tem como objetivos valorizar e incentivar a prática esportiva das pessoas com deficiência de Montes Claros e região, incluindo e revelando atletas-alunos com potenciais para competir no cenário municipal, estadual e nacional”, salientou Valcir da Ademoc.
O presidente frisou ainda que a Ademoc representa todos os interesses dos seus associados, do social, da saúde e também no esporte e espera ver em breve um atleta convocado para as paraolimpíadas de 2016.
Os jogos serão realizados no ginásio do Sesc, ginásio do MCTC e quadras da Unimontes das 8h às 17h. Haverá troféus e medalhas para o campeão e vice-campeão de cada modalidade.

RECONHECIMENTO
Atualmente, as paraolimpíadas de Montes Claros são marcas no cenário esportivo escolar e social. Os resultados já estão sendo colhidos, tanto que atletas com deficiência da cidade foram homenageados como Destaque Esportivo no Troféu Bola Cheia Marcelino Paz do Nascimento – (2007, 2008, 2009, 2010 e 2011).
Além do esporte, estão sendo reconhecidos também no desenvolvimento de políticas públicas esportivas realizadas pela prefeitura de Montes Claros, através da secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, e em cursos ministrados pela secretaria de estado da Juventude e Esporte.

Um comentário:

  1. Muito bacana a iniciativa!! Inclusão social é isso. Todos somos dotados de algum tipo de talento..O deficiente fisico tambem pode e deve praticar esportes, basta querer e se esforçar, quem nos capacita é Deus!!

    ResponderExcluir