quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

JIMI MUDA DE NOME E AGORA VAI SE CHAMAR JOGOS DE MINAS


Depois de muitos anos o JIMI – Jogos do Interior de Minas, competição que por muitos anos deu certo está sendo desfeita e passará a se chamar a partir deste ano de 2012, Jogos de Minas. 
A competição está recheada de mudanças e novidades. Uma das mudanças é que a equipe que for disputar a competição precisa ser federada. Em Montes Claros são federados a Prefeitura de Montes Claros, Funorte e Sesiminas.
A pergunta é se as mudanças vão dar certo e se a competição dará ainda mais competitividade?
Frederico Oliveira, que trabalha na Superintendência de Esporte de Rendimento e de Participação, da Secretaria de Esportes de Minas Gerais, concedeu entrevista a FMF – Federação Mineira de futsal e falou das expectativas da competição com as equipes da capital e também da obrigatoriedade das equipes estarem federadas.

Qual a expectativa para os Jogos de Minas no ano de 2012?

Frederico: É a melhor possível. Estamos seguindo um planejamento estratégico do governo, para aumentar a visibilidade e representatividade dos nossos atletas tanto nacional quanto internacionalmente, afinal, teremos Jogos Olímpicos no Brasil em 2016, então, temos que preparar e formar o maior número de atletas possível, para que esses atletas tenham chances em 2016. Negociamos bastante, pensamos na valorização das federações ao incluir a regra da participação apenas de equipes federadas, pois, muitas pessoas se inscreviam de última hora, para participarem do JIMI e não o levavam a sério. Tivemos uma série de reclamações e observações, com pessoas falando que a competição estava se tornando um “dia de lazer”. 60% dos atletas que participavam diziam não levar a sério a competição, devido ao baixo nível técnico. Por isso mudamos esse ano, incluindo equipes da capital, que têm mais experiência e podem fortalecer ainda mais as equipes do interior. O nosso investimento é alto e forte, para que possamos qualificar cada vez mais atletas.

Qual o objetivo de entrar com as equipes da capital na competição?

Frederico: Nessa linha de buscar melhorias no nível técnico da competição, incluímos essa regra, que mudou o nome de JIMI para Jogos de Minas. A maioria das equipes federadas são de Belo Horizonte, o que serve de referência para os clubes do interior, que podem jogar contra “equipes mais fortes”. Em alguns anos, queremos diminuir ao máximo essa distância técnica entre as equipes, porque as equipes do interior vão aprendendo, pegando maldade e experiência com as equipes da capital, fazendo com que o nível técnico das equipes do estado só aumente.

Por que a decisão de participar dos jogos apenas equipes federadas?

Frederico: Para que seja evitada a entrada de equipes montadas de última hora, o que deixava a competição que serve para a formação de atletas, com cara de lazer. Não queremos isso e por esse motivo mudamos. Com essa norma, podemos aumentar muito o nível das competições, além de fortalecer o relacionamento entre a secretaria de esportes do estado e as federações. Trabalhando juntos, podemos fazer com que mais equipes possam participar dos campeonatos organizados pelas federações, e também podemos ter dicas das próprias federações sobre quem trazer para as equipes, para que fortaleçam o trabalho de formação de atletas nas equipes. (Fonte FMFS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário