quarta-feira, 30 de maio de 2012

PÚBLICO PRESTIGIA CERIMÔNIA DE ABERTURA DA IV PARAOLÍMPIADAS


Heberth Halley
Repórter

Na manhã desta quarta-feira, dia 30 de maio, no ginásio Darcy Ribeiro, no MCTC – Montes Claros Tênis Clube, foi realizada a cerimônia de abertura da IV Paraolímpiadas – Atletas do Século XXI, que tem realização da Ademoc – Associação de Deficientes de Montes Claros e parceria da prefeitura de Montes Claros, através da secretaria da Juventude, Esporte e Lazer e secretaria de Educação – Seção de Educação Inclusiva, além da Unimontes, Sesc e Exército.



Cerca de 500 pessoas prestigiaram o evento
Cerca de 500 pessoas prestigiaram a abertura, que teve desfile das equipes, em seguida, o juramento do atleta, feito por Graziele Machado Alves da Escola Abdias Dias de Souza, execução do hino nacional e na sequência apresentação artística do Grupo de dança APAE e do Centro Pedagógico Capelo Gaivota.
Diversas autoridades estiveram presentes no evento, dentre elas, o presidente da Ademoc, vereador e presidente da câmara municipal de Montes Claros, Valcir da Ademoc, que destacou o número de deficientes, que hoje existem no Brasil e que a cada dia ganham mais espaço na sociedade.

Os atletas de diversa escolas inclusivas participaram do desfile de abertura
Valcir da Ademoc disse que os deficientes
estão ganhando mais espaço na sociedade

- Atualmente são 25 milhões de deficientes, com a inclusão social, estas pessoas passaram a ter voz e vez. Estão ganhando mais espaço na sociedade e nessa paraolimpíada de Montes Claros, os atletas vão provar que são capazes de praticar esporte - disse Valcir da Ademoc, que aproveitou para parabenizar a participação de todas as escolas inclusivas de Montes Claros e região.



A vice-reitora da Unimontes, Marina Queiroz, salientou que a Universidade Estadual de Minas Gerais, um dos parceiros do evento, está de portas abertas para os verdadeiros heróis do Norte de Minas.

Equipe da Apae de Montes Claros
Participam da competição 300 alunos-especiais de diversas associações de pessoas com deficiência como: Ademoc – Associação de deficientes de Montes Claros, Adevimontes - Associação de pessoas com Deficiência Visual, Asmoc – Associação dos Surdos, além de escolas com pessoas com deficiência mental, escolas inclusivas e escolas especiais como: Fundação Vovô Clarice, Escola Capelo Gaivota, APAE de Montes Claros, APAE de Salinas, Apae de Januária, Associação de deficientes de Varzelândia, Escola inclusiva de São João da Lagoa e Associação de deficentes de Janaúba.

Equipe de Varzelândia
Os jogos tiveram início nesta manhã com a disputa de basquete em cadeira de rodas e seguem até dia 01 de junho, nas modalidades de cabo de guerra, futsal, queimada, lancebol, bocha – PC (paralisia celebral), roda de capoeira, goalball – DV (deficiente visual), atletismo, natação e atletismo, além dos jogos de salão como: dama, dominó e tênis de mesa.  

Equipe da Ademoc
Os jogos estão sendo realizados no ginásio do Sesc, ginásio do MCTC e quadras da Unimontes das 8h às 17h. Os campeões e vice-campeões de cada modalidade recebem troféu e medalhas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário